Imprimir

Acesso à Informação

Acesso à Informação - Institucional

Informações institucionais e organizacionais do IF Sudeste MG.

Acesso à Informação - Ações e Programas

Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo IF Sudeste MG.

As informações sobre os Programas de Governo e as ações orçamentárias, inscritos na Lei Orçamentária Anual, executados pelo IF Sudeste MG podem ser consultadas acessando o Relatório de Gestão , para o exercício desejado, em Auditorias.

Adicionalmente, o IF Sudeste MG dispõe de um Plano de Ação, baseado nos objetivos e metas dispostos no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

AnexoTamanho
Plano de Desenvolvimento Institucional - IF Sudeste MG422.44 KB

Acesso à Informação - Auditorias

Descrição Anexos
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2019 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2018 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2017 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2016 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2015 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2014 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2013 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2012 clique para baixar
Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2011 clique para baixar
Resolução do CONSU clique para baixar
Versão para impressão

Contabilidade e Custos

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os princípios de contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

Neste contexto, as demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minhas Gerais (IF Sudeste de MG) foi criado em dezembro de 2008, e integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Atualmente, a instituição é composta por campi localizados nas cidades de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do instituto, a qual conta com cinco Pró-Reitorias: de Administração, de Ensino, de Extensão, de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa e Inovação.

 As demonstrações contábeis e as notas explicativas foram elaboradas e apresentadas de acordo com os dispositivos constantes da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, e suas alterações, observando ainda, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, as macrofunções da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, obedecendo ao plano de contas da União - PCASP, por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, no qual o IF SUDESTE DE MG é usuário, assim como o Decreto nº 200/67, o Decreto nº 93.872/86, a Lei 10.180/2001 e a Lei Complementar nº 101/2.000 e de maneira subsidiária pelas normas brasileiras e internacionais de contabilidade do setor público, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela Internacional Federation of Accountants (IFAC). 

A elaboração dessas Demonstrações Contábeis e das Notas Explicativas consolidam as informações de todas as Unidade Gestoras do Órgão, a partir das informações constantes no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que o utilizam para a execução orçamentária, financeira e patrimonial. Sendo assim, a elaboração dessas Demonstrações Contábeis e das Notas Explicativas tem como objetivo dar transparência referente às informações contábeis, patrimoniais, orçamentarias, econômicas e financeiras do IF SUDESTE DE MG aos diversos usuários.

  • Portanto, serão abordadas as seguintes Demonstrações Contábeis:
  • Balanço Patrimonial;
  • Balanço Financeiro;
  • Demonstração das Variações Patrimoniais;
  • Balanço Orçamentário;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa:
  • Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • Notas Explicativas.

Estas demonstrações são o produto de análise dos dados contábeis apresentados pelo SIAFI, dados estes que foram sintetizados em notas explicativas descritas em parceria com os contadores lotados nos setores de contabilidade de todas as Unidades vinculadas à Reitoria (UG. 158123).

AnexoTamanho
Demonstrativo contábil 4º trimestre 20181.21 MB
Demonstrativo de custo 4º trimestre 20181.34 MB

Acesso à Informação - Convênios

"Não há resultados"

Acesso à Informação - Despesas

 

Para acessar as despesas diárias do IF Sudeste MG, após clicar no link acima, selecione a opção "Consulta avançada", escolha o período desejado, selecione o órgão superior "Ministério da Educação" e o órgão vinculado "26411 - INST.FED.DE EDUC.,CIENC.E TEC.DO SUDESTE MG".

 

 
Demonstrativo de pagamentos IF Sudeste MG em atendimento a IN 02/2016
 

Acesso à Informação - Licitação

Informações detalhadas sobre licitações e contratos firmados pelo IF Sudeste MG.

Acesso à Informação - Servidores

Informações sobre concursos públicos de provimento de cargos do IF Sudeste MG.

Versão para impressão

Acesso à Informação - Perguntas Frequentes

 

O que é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais?

De acordo com a Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IF Sudeste MG é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

Criado em 2009, o IF Sudeste é fruto desse programa de expansão da Rede Federal, que integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Posteriormente, foram criados os campi de Muriaé, Santos Dumont e São João del-Rei.

 

Quais unidades compõem o Instituto?

A instituição é composta por seis campi, localizados nas cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do IF Sudeste MG.

 

Qual é a estrutura organizacional do IF Sudeste MG?

A organização geral do Instituto Federal compreende os Órgãos Colegiados (Conselho Superior, Colégio de Dirigentes e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão); a Reitoria, que abrange o Gabinete, as Pró-reitorias (Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Administração, e Desenvolvimento Institucional), as Diretorias Sistêmicas, a Auditoria Interna e a Procuradoria Federal; e os campi.

 

Quais os cursos oferecidos?

Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Os cursos oferecidos em cada campus, portanto, foram criados a partir dessa visão, cuja lista completa pode ser conferida na página inicial da Reitoria (guia “Cursos” www.ifsudestemg.edu.br) ou no site da Comissão de Processos Seletivos (Copese), www.selecao.ifsudestemg.edu.br, na aba “Campi/cursos”.

 

Quando acontecem os processos seletivos para ingresso em cursos técnicos, superiores e EAD?

Os processos seletivos são realizados nos últimos meses de cada ano, cujo ingresso ocorre, normalmente, no início do período letivo do ano seguinte. Conforme deliberação do Colégio de Dirigentes, também poderá ocorrer seleção para abertura de turmas no segundo semestre do ano.

 

Acesso à Informação - Sobre a Lei de Acesso à Informação

Acesso à Informação - Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Acesso à Informação e-SIC

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

Clique aqui para acessar o sistema

Versão para impressão

Lei de Acesso a Informação - Informação Classificada

Esta seção tem como objetivo atender aos incisos I e II do art. 45 do Decreto Nº 7.724/2012, apresentando anualmente até o dia 1º de junho, o rol de informações classificadas e desclassificadas no âmbito do IF Sudeste MG. 

Informações Desclassificadas

Desde a entrada em vigência da Lei de Acesso à informação, em 16 de maio de 2012, nenhum documento foi desclassificado no âmbito do IF Sudeste MG. 

 

Informações Classificadas 

AnexoTamanho
Assuntos sigilosos no IF Sudeste MG102.46 KB