
Cursos Técnicos Concomitantes e/ou Subsequentes
O que é "concomitante"?
É a modalidade da educação profissional oferecida pelo IF Sudeste MG ao aluno que está cursando o 2° ano ou o 3° ano do Ensino Médio em outro estabelecimento de ensino.
E "subsequente"?
É a modalidade da educação profissional voltada para o aluno que já concluiu o Ensino Médio.
Campus Barbacena
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Informática
- Técnico em Meio Ambiente
- Técnico em Nutrição e Dietética
- Técnico em Segurança do Trabalho
Campus Juiz de Fora
- Técnico em Design de Móveis
- Técnico em Edificações
- Técnico em Eletrônica
- Técnico em Eletromecânica
- Técnico em Eletrotécnica
- Técnico em Informática
- Técnico em Mecânica
- Técnico em Metalurgia
- Técnico em Transações Imobiliárias
- Técnico em Transporte Rodoviário
- Técnico em Eventos
Campus Manhuaçu
Campus Muriaé
Campus Rio Pomba
- Técnico em Administração
- Técnico em Gerência de Saúde
- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Técnico em Segurança do Trabalho
- Técnico em Serviços Jurídicos
- Técnico em Vendas
Campus Santos Dumont
- Técnico em Guia de Turismo
- Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários
- Técnico em Transporte de Cargas
- Técnico em Mecânica
- Técnico em Eletrotécnica
Campus São João del-Rei
- Técnico em Administração
- Técnico em Controle Ambiental
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Informática
- Técnico em Segurança do Trabalho
Campus Av. de Bom Sucesso
Campus Barbacena
Técnico em Enfermagem, subsequente presencial
O Curso Técnico em Enfermagem, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Enfermagem.
Os profissionais técnicos em Enfermagem, com exercício regulamentado por lei, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.
Os profissionais deverão apresentar: bom relacionamento interpessoal, senso crítico-reflexivo e autocrítica, iniciativa, flexibilidade, senso de observação acurado, capacidade de autogestão, dinamismo, criatividade, equilíbrio emocional, abstração, raciocínio lógico e realizar assistência humanizada.
Suas atividades profissionais são desempenhadas em instituições de saúde, bem como em domicílios, lar de idosos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, sindicatos, empresas, associações, escolas, dentre outros. O estágio supervisionado e o registro no Conselho Regional de Enfermagem são indispensáveis.
Acesse:
Técnico em Informática, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Informática, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.
O técnico em Informática é um profissional com sólida base de conhecimentos tecnológicos, com capacidade gerencial e de adaptação a novas situações. Além disso, deve apresentar postura ética pessoal e profissional. Ele poderá atuar em várias atividades relacionadas à área.
O formando poderá receber um certificado de Qualificação Técnica se completar, parcialmente, a matriz curricular do Curso Técnico em Informática. As Qualificações Técnicas permitidas são: Montagem e Manutenção de Computadores, Instalação e Configuração de Redes de Computadores, Desenvolvimento de Web ou Informática para Escritório.
Acesse:
Técnico em Nutrição e Dietética, subsequente presencial
O Curso Técnico em Nutrição e Dietética, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos. A carga horária total do curso é de 1560 horas, incluindo 360 horas de estágio supervisionado. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Nutrição e Dietética.
O técnico em Nutrição e Dietética divide com o nutricionista a responsabilidade de promover, manter e recuperar a saúde humana por meio de atividades relacionadas à alimentação e à nutrição. Assim, cuida da saúde humana, planeja, administra e coordena os processos de produção de alimentos, bem como programas de alimentação e nutrição. Além disso, atua na área de produção de alimentos, em Unidades de Alimentação e Nutrição.
De acordo com a Resolução CFN nº 312/2003, o exercício da profissão de Técnico em Nutrição e Dietética, profissional da área de saúde, será permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a esses órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.
Os técnicos em Nutrição e Dietética, respeitados os limites compreendidos pelas disciplinas da respectiva formação escolar, poderão exercer as atividades compreendidas na Resolução CFN n° 312/2003, nas unidades de alimentação e nutrição (UAN), de nutrição e dietética e de saúde coletiva.
Acesse:
Técnico em Meio Ambiente, subsequente presencial
O Curso Técnico em Meio Ambiente, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Meio Ambiente.
O técnico em Meio Ambiente atua como profissional autônomo ou por meio de sua própria empresa na prestação de serviços, ou em empresas e órgãos públicos; na educação ambiental em empresas, órgãos públicos, unidades de conservação, dentre outros; na gestão ambiental do ecoturismo (parques e reservas), das unidades de conservação (parques e reservas) e na gestão de resíduos sólidos – coleta seletiva; no diagnóstico ambiental (meios físico, biótico e atrópico); no tratamento de águas de abastecimento; na recuperação de áreas degradadas, fazendo o diagnóstico, o controle da poluição e a produção e plantio de mudas; no controle de poluição do ar, da água e do solo.
Acesse:
Técnico em Segurança do Trabalho
O Curso Técnico de Segurança do Trabalho, ofertado pelo Campus Barbacena, tem duração de 2 (dois) anos, em período noturno. A carga horária é de 1.200 horas + 360 horas em estágio supervisionado. Ao final do curso o aluno receberá o título de Técnico em Segurança do Trabalho.
O profissional deverá ter uma sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura pessoal e profissional. Ele poderá prestar assessoria no que concerne a assuntos ligados à segurança do trabalho; emitir pareceres técnicos sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientar empregador e empregado sobre medidas de prevenção, eliminação e neutralização de riscos no trabalho; analisar métodos e processos de trabalho e identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle; executar e fazer cumprir procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados; desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho, doença profissional e do trabalho, entre outras atividades.
A área de atuação é bastante ampla. O técnico pode atuar em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode estar na área rural em empresas agroindustriais.
Campus Juiz de Fora
Técnico em Design de Móveis, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Design de Móveis, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período da tarde. O candidato deverá realizar, além da Prova Objetiva, uma prova de Habilidade Específica. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Design de Móveis.
O Curso Técnico em Design de Móveis capacita técnicos para o desenvolvimento de projetos de mobiliário. Esses profissionais atuarão junto à direção de empresas, desde a pesquisa e concepção de produtos até a própria fabricação e comercialização destes. Seu trabalho envolve a criação e o desenvolvimento dos produtos, planejamento, uso de materiais, processos e instrumentos de fabricação, comercialização e condições de reciclagem e execução.
O técnico em Design é capacitado para transmitir rapidamente as ideias e a visualização das formas, por meio da habilidade em desenho, apresentando novas soluções técnicas e visuais para os produtos. Tem como áreas de atuação: artigos de mobiliário, equipamentos e acessórios afins na indústria. Pode atuar como prestador de serviços em escritórios, como auxiliar em todo o ciclo produtivo: pesquisa, análise, criação, reavaliação e redesenho de produtos.
Técnico em Edificações, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Edificações, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Edificações.
O Curso Técnico em Edificações forma profissionais para atuar como desenhistas de projetos arquitetônicos, topográficos, estruturas e instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas, esgotos, entre outros. O técnico em Edificações auxilia o engenheiro ou arquiteto, desenvolvendo levantamentos relativos a solos, equipamentos, materiais e instalações em geral; detalha projetos, supervisiona e orienta os trabalhos de maneira racional, desde a fundação até o acabamento; em operação, pode intervir tecnicamente nos trabalhos de provisão e aplicação dos materiais na obra.
Acesse:
Técnico em Eletrônica, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Eletrônica tem por objetivo oferecer oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzir o aluno ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas à Eletrônica e áreas correlatas para o setor industrial. O curso oferece disciplinas teóricas e práticas como Eletrônica Analógica, Introdução a Telecomunicações, Amplificadores, Eletrônica Digital, Microssistemas Eletrônicos, Eletrônica de Potência, entre outras.
Técnico em Eletromecânica, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Eletromecânica, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletromecânica.
O Curso Técnico em Eletromecânica, oferecido nas modalidades integrado e concomitante ao 2º ano do ensino médio, forma profissionais que desenvolvem trabalhos relacionados ao planejamento, projeto, execução e manutenção de instalações elétricas, equipamentos mecânicos e máquinas automatizadas. Esse profissional executa levantamentos e pesquisa, coleta de dados e registro de observações e leituras relativas a máquinas e equipamentos. Ele também avalia tabelas e curvas, faz cálculos, prepara detalhes, elabora orçamentos de materiais e mão de obra, de acordo com as normas técnicas.
Técnico em Eletrotécnica, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Eletrotécnica integrado, concomitante ou subsequente é ofertado pelo Campus Juiz de Fora. Na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos; o curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno.
Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletrotécnica.
O Curso Técnico em Eletrotécnica confere aos profissionais competências para atuar em iniciativas em que a base técnico-científica seja a eletroeletrônica ou áreas afins. O técnico é um elo fundamental na execução, supervisão e implantação de projetos, já que é conferida a esse profissional toda a formação com ênfase na operacionalidade.
Técnico em Informática concomitante ou subsequente presencial
O curso Técnico em Informática forma profissionais para trabalhar tanto em atividades de instalação, manutenção, montagem e configuração de computadores isolados ou em rede, quanto em atividades de análise, projeto e programação de computadores. O curso possibilita que o técnico em Informática identifique a origem das falhas de funcionamento de computadores, periféricos e programas; execute programação em linguagem de máquina (microprocessadores); crie pequenos circuitos digitais para serem ligados a microcomputadores; desenvolva algoritmos e estruturas de dados para criação de aplicativos; aplique linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de softwares; utilize e recomende o uso de aplicativos como editores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados; execute ações de treinamento e de suporte técnico.
Acesse:
Técnico em Mecânica concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Mecânica do Campus Juiz de Fora tem currículo estruturado para possibilitar ao profissional atuar em todo mercado fabril nas três fortes áreas do setor: produção (como controlador e manipulador de máquinas, de produtos e da qualidade), manutenção (atuando no reparo e confecção de elementos e dispositivos para equipamentos com os recursos dos processos de fabricação) e projetos (atuando na área de produtos, pesquisas, orçamentos de serviços, de materiais e da mão de obra especializada). As disciplinas são voltadas para a prática laboratorial, articuladas com projetos, empregando o que há de mais moderno nos processos de automação. O técnico em Mecânica, ao final do curso, deverá ter adquirido habilidades e competências, as quais atendem, de forma ética e criativa, às exigências da modernização industrial e tecnológica global.
Acesse:
Técnico em Metalurgia, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Metalurgia, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, na modalidade integrado ao ensino médio, tem duração de 3 (três) anos. O curso é ministrado em período integral, com aulas na parte da manhã e à tarde. Na modalidade concomitante ou subsequente, o curso tem duração de 2 (dois) anos, sendo ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Metalurgia.
O Curso Técnico em Metalurgia forma profissionais competentes para atuar nas diversas áreas da indústria como: laboratórios de análises metalográficas, químicas e de ensaios físico-mecânicos; produção de metais e controle de processos, tratamento térmico, soldagem, fundição e conformação mecânica, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, proteção dos metais e ligas, projetos e seleção de materiais. As atividades do técnico em Metalurgia formam um elo entre o engenheiro metalúrgico e os operários com funções nos setores de vendas e compras técnicas, no controle de qualidade e meio ambiente, em projetos e serviços, produção de ligas ferrosas e não ferrosas, abrangendo a extração e o beneficiamento dos minérios, refino, conformação, proteção superficial, tratamentos térmicos, pesquisas e aplicação final.
Técnico em Transações Imobiliárias, subsequente presencial
O Curso Técnico em Transações Imobiliárias subsequente é ofertado pelo Campus Juiz de Fora somente a candidatos com idade mínima de 18 (dezoito) anos e tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transações Imobiliárias.
O Curso Técnico em Transações Imobiliárias é o requisito indispensável para o exercício da profissão de corretor de imóveis em todo o território nacional. Compete ao corretor de imóveis: exercer a intermediação na compra e venda, permuta e locação de imóveis; opinar quanto à comercialização imobiliária; administrar imóveis e condomínios; elaborar laudos de avaliação judicial e extrajudicial, bem como trabalhar com processos de incorporação e regularização de imóveis. Esse profissional tem como local de trabalho: corretoras de imóveis, administradoras de imóveis, cartório de imóveis, administradoras de condomínios, construtoras. Ele pode, ainda, exercer sua profissão como profissional autônomo.
Acesse:
Técnico em Transporte Rodoviário, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Transporte Rodoviário, concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transporte Rodoviário.
O técnico em Transporte Rodoviário pode atuar na organização e controle das operações de tráfego rodoviário, executar a logística do transporte e do tráfego, identificar características da malha viária e os diversos tipos de veículos transportadores, aplicar a legislação referente ao trânsito de veículos e ao transporte de passageiros, atuar na operação, comercialização e manutenção de equipamentos e preparar a documentação necessária para operações de transportes.
Acesse:
Técnico em Eventos, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Eventos, concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Juiz de Fora, tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período da tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eventos.
O Curso Técnico em Eventos tem por objetivo formar profissionais aptos a coordenar e implementar o conjunto diversificado de operações que caracterizam o evento, tais como: planejamento, organização, realização e avaliação. Para tal, o técnico em Eventos deverá, ao término do curso, apresentar um perfil ágil e dinâmico e dominar todas as etapas de um evento. Esse profissional tem como área de atuação as empresas especializadas na organização de eventos e de animação turística, hotéis, clubes, empresas promotoras de eventos recreativos, buffets, restaurantes, spas, resorts, escolas, creches, dentre outras. O curso procura, ainda, dar ao aluno uma formação empreendedora que permita e estimule o desenvolvimento de seu próprio negócio na área de Eventos.
Acesse:
Campus Manhuaçu
Técnico em Cafeicultura, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Cafeicultura, ofertado pelo Campus Manhuaçu, tem duração de 18 (dezoito) meses, distribuídos em 3 (três) períodos. O curso é ministrado em período vespertino. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico (a) em Cafeicultura.
O técnico em Cafeicultura é o profissional que atua no planejamento, execução e monitoramento dos processos de implantação e condução das lavouras cafeeiras, bem como do armazenamento, do beneficiamento e da comercialização do café. O profissional técnico em cafeicultura participa do planejamento e executa e monitora os processos de implantação e condução das lavouras cafeeiras. Atua na colheita e no processamento pós-colheita. Colabora nos processos de comercialização e gerenciamento do mercado do café. Auxilia na implantação e acompanhamento de sistemas de controle de qualidade. Atua em atividades de extensão e associativismo.
Acesse:
Técnico em Informática, concomitante ou subsequente presencial
Acesse:
Campus Muriaé
Técnico em Eletromecânica, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Eletromecânica concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Eletromecânica.
O técnico em Eletromecânica é o profissional que atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.
Os profissionais dessa área ainda poderão trabalhar em empresas de manutenção e automação industrial, indústrias, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa, bem como em concessionárias de energia.
Acesse:
Curso Técnico em Meio Ambiente
O curso Técnico em Meio Ambiente tem duração de 1 (um) ano e meio, durante o período noturno, e integra o eixo tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança, abarcando "tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde". Abrange práticas de promoção da proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de riscos, programas de educação ambiental e outras.
O técnico tem como atividades, entre outras:
Atuar em instituições e empresas públicas e privadas que atuem ou se envolvam em questões relativas à temática ambiental; Propor e participar da execução de projetos em meio ambiente em qualquer esfera de poder público, de entidades privadas ou do terceiro setor; Propor a criação de organismos de atuação na questão ambiental, não vinculados diretamente a quaisquer entes do poder público, e nela atuar; Propor ações de normalização de ocupação do solo urbano com vistas à conservação de solo e água evitando ocupações em áreas de riscos por populações, resguardando pessoas e o ambiente de ação do intemperismo; Colaborar em análises de riscos e perícias ambientais; Atuar preventivamente em áreas vulneráveis a efeitos da erosão ou poluentes evitando a necessidade, mais onerosa e complexa, de reverter efeitos já identificados; Participar de ações de avaliação de impactos ambientais e elaboração de respectivos Estudos de Impactos Ambientais e de Relatórios de Impactos Ambientais.
Técnico em Secretariado, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Secretariado concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Muriaé, tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Secretariado.
O Curso Técnico em Secretariado visa formar profissionais para a área de gestão, com capacidade para analisar, propor e sistematizar rotinas de expediente de trabalho, compreender as atividades administrativas das organizações, assessorando todo o processo de gestão, com capacidade de pensamento autônomo, criativo e inovador.
O profissional técnico em Secretariado será preparado para defender o Código de Ética Profissional, desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal, desenvolver a iniciativa e a liderança no setor de trabalho, atender, com eficácia, aos clientes internos e externos, acompanhar as novas tendências mercadológicas e valorizar sua posição no mercado de trabalho.
Acesse:
Campus Rio Pomba
Técnico em Administração, concomitante e/ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Administração concomitante ao 3º ano e/ou subsequente, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1(um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Administração.
O Curso Técnico em Administração tem por finalidade proporcionar aos estudantes uma formação humanística e uma visão global do meio social, capacitando-os a intervir e a tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade, tendo os pressupostos teóricos e práticos das Ciências da Administração como fundamento para a atuação pessoal e profissional. A formação do técnico em Administração aponta para a necessidade de proporcionar ao cursista o desenvolvimento de habilidades e competências que capacite o profissional a assumir não apenas uma única ocupação, e, sim, uma formação ampla, capaz de garantir mobilidade no exercício da profissão, prontidão para aceitar e provocar mudanças, disposição para o autodesenvolvimento, capacidade de ousar, de criticar e de manter a sua autonomia intelectual de forma ética e responsável.
Ao concluir o curso, o técnico em Administração deverá atender às exigências do mundo do trabalho, exercendo suas atividades profissionais de forma qualificada; planejando, organizando e executando as atividades administrativas, produzindo resultados positivos para as empresas. Os técnicos em Administração possuem uma ampla gama de opções de atuação, tanto na área privada quanto na pública. Entre as inúmeras oportunidades, podem-se destacar: cooperativas, supermercados, comércio, associações, indústrias, hotéis, hospitais, empresas agrícolas, empresas de consultoria, instituições financeiras, empresas de Comércio Exterior, prefeituras e demais órgãos públicos, Organizações não governamentais e outras instituições. Além dessas oportunidades, o aluno formado pelo IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba, terá amplos conhecimentos para abrir e gerenciar seu próprio negócio.
Acesse:
Técnico em Gerência de Saúde, subsequente presencial
O Curso Técnico em Gerência de Saúde, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1 ano e meio. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico de Gerência em Saúde.
O Curso Técnico em Gerência de Saúde tem por objetivos: fornecer instrumento teórico, técnico e metodológico em Gerência de Saúde; qualificar profissionais que já atuam no mercado para contribuir no atendimento com qualidade nas organizações de saúde; formar técnicos capacitados ao exercício de funções técnico-operacionais às diversas unidades operacionais de saúde; capacitar pessoas com habilidades em novas modalidades de gestão que implicam aplicar estratégias em sistemas de informações, controles, planejamentos estratégicos, organização de recursos humanos; impulsionar novos mecanismos e instrumentos de tecnologia em gestão hospitalar; apresentar novas metodologias e diferentes modelos de melhoria da qualidade de atenção em saúde, colocando em ação programas de melhoria da qualidade e gestão de usuários do sistema de saúde; desenvolver competências técnicas e gerenciais, preservando o equilíbrio entre aspectos teóricos e práticos e favorecendo a participação dos alunos em atividades produtivas e significativas do ponto de vista educacional; inserir o aluno em situações reais de trabalho, favorecendo a integração da escola, comunidade e setores da saúde; incentivar o desenvolvimento pessoal, sociocultural e da cidadania.
O técnico de Gerência em Saúde participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde. Atua na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Acompanha a execução de contratos e serviços de terceiros.
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1 (um) ano, distribuído em 2 (dois) períodos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico (a) em Manutenção e Suporte em Informática.
O campo de atuação do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática é a prestação de serviço e manutenção de informática (Execução de montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática, de sistemas operacionais, desktop e aplicativos. Realização de atendimento help-desk.
Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados.
Acesse:
Técnico em Serviços Jurídicos, concomitante e/ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Serviços Jurídicos concomitante ao 3º ano e/ou subsequente, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 01 (um) ano no período noturno.
O Técnico em Serviços Jurídicos é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público. Profissional com visão sistêmica do seu papel no que se refere ao meio ambiente, à saúde e segurança na sociedade. O mercado de trabalho do Técnico em Assuntos Jurídicos é bastante vasto, indo desde empresas privadas, onde pode trabalhar em departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, departamento financeiro e contábil, assim como em escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC); até o setor público, onde pode atuar nos departamentos administrativos que necessitem de assistentes com conhecimento jurídico, assim como em cartórios extrajudiciais e judiciais e tribunais arbitrais.
Técnico em Segurança do Trabalho, concomitantes e/ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho concomitante ao 3º ano e/ou subsequente presencial, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Segurança do Trabalho.
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivo capacitar profissionais técnicos de nível médio, nos termos da legislação vigente, para, no âmbito dos setores produtivos e de serviços, desempenharem atividades de prevenção de acidentes do trabalho, incluindo as doenças ocupacionais, por meio de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, da sociedade.
O técnico em Segurança do Trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais como integrante dos serviços especializados, regidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
Técnico em Vendas, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Vendas concomitante ao 3o ano do ensino médio ou subsequente, ofertado pelo Campus Rio Pomba, tem duração de 1(um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Vendas.
O Curso Técnico em Vendas tem por finalidade proporcionar aos estudantes uma formação humanística e uma visão global do meio social, capacitando-os a intervir e a tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade, tendo os pressupostos teóricos e práticos das Ciências Gerenciais como fundamento para a atuação pessoal e profissional. A formação do técnico em Vendas aponta para a necessidade de proporcionar ao cursista o desenvolvimento de habilidades e competências que capacite o profissional a estudar os produtos e serviços da empresa onde estiver inserido, caracterizar o tipo de clientes, recolher informações sobre a concorrência e o mercado em geral, preparar ações para a promoção da venda de produtos e serviços junto aos clientes, além de organizar o ambiente de venda. Cabe ainda ao profissional promover o serviço de apoio ao cliente, a fidelização, o atendimento pós-venda, bem como organizar e gerenciar os arquivos dos clientes.
Ao concluir o curso, o estudante deverá atender às exigências do mundo do trabalho, exercendo suas atividades profissionais de forma qualificada. O Técnico em Vendas poderá trabalhar na indústria, comércio ou de forma autônoma.
Campus Santos Dumont
Técnico em Transporte de Cargas, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Transporte de Cargas concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transporte de Cargas.
O Curso Técnico em Transporte de Cargas tem por objetivo oferecer ao futuro profissional oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzi-lo ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas ao transporte de carga e às áreas correlatas para a vida produtiva. Formará profissionais habilitados a atuar nos serviços de transporte de pessoas e bens, prestados por empresas particulares, públicas ou concessionárias de serviços públicos e por autônomos; esses serviços podem ser realizados por quaisquer tipos de veículos e meios transportadores, por terra, água, ar e dutos.
Os profissionais formados pelo curso Técnico em Transporte de Cargas poderão controlar os processos de movimentação de cargas; participar da determinação do sistema de transportes e da frota, considerando os modais, a roteirização e a composição de custos de frete e de negociação; organizar os serviços de informação, documentação e arquivos relativos ao transporte de cargas; auxiliar na seleção de fornecedores de veículos, componentes e serviços, bem como controlar o cumprimento desses contratos; colaborar na definição e negociação de tarifas e custos de transportes e no controle desses custos; orientar, fiscalizar, inspecionar, acompanhar, executar e gerenciar, de forma individual ou coletiva, os processos de transporte de cargas; planejar operações ou projetos em seus variados níveis.
Acesse:
Técnico em Manutenção em Sistemas Metroferroviários, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Manutenção em Sistemas Metroferroviários concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período da tarde. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Transporte Ferroviário.
O Curso Técnico em Transporte Ferroviário tem por objetivo oferecer ao futuro profissional oportunidade de acesso ao conhecimento tecnológico, de modo a conduzi-lo ao permanente desenvolvimento de aptidões relacionadas ao transporte ferroviário e às áreas correlatas para a vida produtiva. Buscará o comprometimento com as questões sociais e de desenvolvimento tecnológico do país, por meio da capacitação de profissionais competentes e com versatilidade entre as áreas que compõem o setor industrial no ramo metroferroviário. Hoje em dia, é crescente a necessidade de profissionais com formação voltada, especialmente, para a solução de problemas inerentes ao processo produtivo, para a busca de inovações tecnológicas, e que possuam orientação moral compatível com sua função no contexto social, portanto, além de oferecer ao aluno oportunidade de conhecimento, o curso tem como objetivo formar um profissional com as características mencionadas, contribuindo para o melhor desempenho da área produtiva de Santos Dumont, Minas Gerais e do Brasil.
Acesse:
Técnico em Guia de Turismo, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Guia de Turismo concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Santos Dumont, tem duração de 1(um) ano e meio. O curso é ministrado no período da manhã. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Guia de Turismo.
O Curso Técnico em Guia de Turismo tem por objetivo capacitar profissionais cidadãos e de sólida formação, que sejam capazes de atuar como guias de turismo em escala regional e/ou nacional, tendo como enfoque particular de sua formação o comprometimento com a ética e a responsabilidade social.
Com perfil dinâmico e inovador para saber e saber fazer, o profissional técnico em Guia de Turismo Regional é habilitado a acompanhar os turistas em seus momentos de entretenimento e lazer, seja em roteiros de atrativos naturais ou culturais, executando procedimentos técnicos antes e durante as viagens ou visitas a locais de atratividade turística e com atuação especial em trens turísticos. Consideram-se, assim, as demandas individuais e sociais do mercado de trabalho, levando-se em conta as peculiaridades locais e regionais, bem como o projeto educacional e a capacidade institucional da escola. Esse profissional está habilitado a prestar serviços em agências de turismo, órgãos públicos de fomento ao turismo, transportadoras, museus e centros culturais, podendo ainda atuar como empreendedor autônomo.
O profissional desse segmento deve conhecer a história local e regional, bem como as manifestações de cunho cultural e social da nossa região. Deve possuir meios de se locomover com desenvoltura junto aos agentes do trade turístico regional, possuir noções básicas de idiomas estrangeiros, conhecer as normas de segurança e primeiros socorros, bem como os comprometimentos éticos da profissão, que incluem a defesa intransigente do meio ambiente e do patrimônio cultural de nosso Estado.
Acesse:
Técnico em Mecânica, concomitante ou subsequente presencial
O curso Técnico em Mecânica tem por objetivos: preparar profissionais qualificados que demonstrem habilidades e conhecimentos necessários para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho; possibilitar ao educando formação pessoal e profissional capaz de orientá-lo em seu processo de crescimento, no relacionamento com seu semelhante e com o mundo; dar ao aluno uma sólida formação; desenvolver nele a capacidade de procurar dentro de si as respostas para os seus problemas, tornando-o responsável e, consequentemente, agente de seu próprio processo de aprendizagem; propiciar ao aluno complementação do ensino e da aprendizagem, permitindo, dessa forma, o acesso a conhecimentos relacionados com aplicação junto a profissionais experientes, com equipamentos atualizados, numa situação real de trabalho; contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da autonomia, favorecendo o autoconhecimento, aprimorando os diversos saberes: saber ser, saber criar, saber realizar-se, saber liderar e explorar suas aptidões e suas vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.
Além disso, o curso forma pessoas capazes de responder às exigências requeridas não só pelo mundo do trabalho, como também pela sociedade em geral; promove a educação profissional técnica de nível médio, articulando atividades intelectuais e produtivas, teoria e prática, tecnologia e aplicação, buscando não apenas a capacidade de realizar, como também a construção de conhecimento associado aos processos; estimula e propicia a participação no processo educativo, de forma a desenvolver em todos os profissionais (formais e não formais) competências que valorizem a sua experiência e os conhecimentos prévios, permitindo seu crescimento pessoal e profissional; propicia local e condições apropriadas para o intercâmbio e experiências em todos os campos do conhecimento humano e da atividade produtiva.
O técnico em Mecânica terá atuação marcante em todas as áreas desse setor, podendo exercer a profissão nas diversas modalidades de trabalho, tanto na indústria quanto na prestação de serviços: projeto, montagem, operação e manutenção dos sistemas mecânicos.
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o técnico em Mecânica atuará na operação do sistema mecânico, planejando atividades do trabalho, elaborando estudos e projetos, participando no desenvolvimento de processos, executando projetos, operando sistemas mecânicos e realizando manutenção. Além disso, poderá atuar na área comercial, gerenciando e treinando pessoas, assegurando a qualidade de produtos e serviços e aplicando normas e procedimentos de segurança no trabalho.
Acesse:
Técnico em Eletrotécnica, concomitante ou subsequente presencial
O curso Técnico em Eletrotécnica tem como objetivos: preparar profissionais qualificados que demonstrem habilidades e conhecimentos necessários para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho; possibilitar ao educando formação pessoal e profissional capaz de orientá-lo no seu processo de crescimento, no relacionamento com seu semelhante e com o mundo; dar ao aluno uma sólida formação; desenvolver nele a capacidade de procurar dentro de si as respostas para os seus problemas, tornando-o responsável e, consequentemente, agente de seu próprio processo de aprendizagem. O curso propiciará ao aluno complementação do ensino e da aprendizagem, permitindo-lhe, dessa forma, o acesso a conhecimentos relacionados com aplicação junto a profissionais experientes, com equipamentos atualizados, numa situação real de trabalho; contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia, proporcionando aos alunos a possibilidade de saber ser, saber criar, saber realizar-se, saber liderar e explorar suas aptidões e suas vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.
O curso tem ainda como objetivo qualificar pessoas para que sejam capazes de responder às exigências requeridas não só pelo mundo do trabalho, como também da sociedade em geral; promover a educação profissional técnica de nível médio, articulando atividades intelectuais e produtivas, teoria e prática, tecnologia e aplicação, buscando tanto a capacidade de realizar quanto a construção de conhecimento associado aos processos; estimular e propiciar a participação no processo educativo de modo a desenvolver em todos os profissionais (formais e não formais) competências que valorizem a sua experiência e conhecimentos prévios, permitindo o crescimento pessoal e profissional; propiciar local e condições apropriadas para intercâmbio e experiências em todos os campos do conhecimento humano e da atividade produtiva.
O técnico em Eletrotécnica terá atuação marcante em todas as áreas desse setor, podendo exercer a profissão nas diversas modalidades de trabalho, tanto na indústria quanto na prestação de serviços: projeto, montagem, operação e manutenção dos sistemas elétricos.
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, sua atuação será na operação do sistema elétrico, planejando atividades do trabalho, realizando estudos, participando no desenvolvimento de processos, realizando projetos, operando sistemas elétricos e executando manutenção. Além disso, poderá atuar na área comercial, gerenciando e treinando pessoas, assegurando a qualidade de produtos e serviços e aplicando normas e procedimentos de segurança no trabalho.
Acesse:
Campus São João del-Rei
Técnico em Administração, subsequente presencial
O curso Técnico em Administração, na modalidade subsequente, ofertado pelo Campus São João del-Rei, tem duração de 1 ano e 6 meses, totalizando 3 semestres/períodos. O curso é ministrado em período noturno. Ao final do curso o estudante receberá o título de Técnico(a) em Administração.
O curso Técnico em Administração visa desenvolver nos discentes competências que permitam aplicar as mais modernas técnicas de administração. O Técnico em Administração é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar os processos de gestão de recursos materiais, financeiros e humanos e é capacitado também para administrar pequenas empresas, chefiar departamentos, promover e vender produtos e operacionalizar serviços.
Acesse:
Técnico em Controle Ambiental, subsequente presencial
O Curso Técnico em Controle Ambiental subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 1 (um) ano. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Controle Ambiental.
O Curso Técnico em Controle Ambiental tem por objetivo formar profissionais para atuarem com eficiência no controle do meio ambiente, planejando, executando e controlando, avaliando e gerenciando as questões ambientais e suas problemáticas.
O técnico em Controle Ambiental estará habilitado a desempenhar atividades nos mais diferentes locais de trabalho, sendo capaz de: compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática; utilizar métodos de análises para identificação dos processos de degradação natural; identificar as atividades de exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis; identificar os parâmetros de qualidade ambiental do solo, da água e do ar; analisar os aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais, a partir da sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm.
Poderá, ainda, avaliar os impactos ambientais, causados pela exploração dos recursos naturais e pelas atividades industriais, suas consequências na saúde, no ambiente e na economia; identificar os fatores ambientais que intervêm na qualidade de vida; aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos, articulando os conhecimentos das várias ciências para solucionar problemas relacionados com a poluição ambiental oriunda de atividades produtivas; aplicar processos necessários ao monitoramento das instalações destinadas ao tratamento e controle de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, provenientes de atividades urbanas e industriais; desenvolver atividades inerentes à gestão e operação dos serviços urbanos de águas, esgotos e de limpeza urbana; manusear, com técnica e correção, instrumentos e equipamentos específicos de laboratórios de análises de águas e efluentes; planejar ações preventivas e corretivas em vigilância ambiental; atuar em projetos de saúde ambiental; desenvolver campanhas educativas para conservação e preservação e manejo do meio ambiente e qualidade de vida do homem; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar para avaliação, estudos e relatórios de impactos ambientais; orientar e cumprir normas de segurança do trabalho e da legislação ambiental; utilizar adequadamente a linguagem como instrumento de comunicação e interação social necessária ao exercício da cidadania, ao desempenho da profissão, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; agir com criatividade, responsabilidade e liderança e ter atitude ética no trabalho e no convívio social.
Acesse:
Técnico em Enfermagem, subsequente presencial
O Curso Técnico em Enfermagem subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 2 (dois) anos. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Enfermagem.
Os profissionais técnicos em Enfermagem, com exercício regulamentado pela Lei 7.498/86, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.
Para atender às exigências educacionais requeridas pelo mundo do trabalho, os técnicos em Enfermagem deverão receber uma formação ampla, sistêmica, constituída por competências gerais e específicas que lhes permitam acompanhar as transformações da área. Dessa forma, além das aulas teóricas, os alunos realizam estágio curricular em instituições de saúde de São João del Rei. Esse estágio poderá ser diurno ou noturno, dependendo da disponibilidade dessas instituições.
As atividades profissionais do Técnico em Enfermagem são desempenhadas em instituições de saúde, bem como em domicílios, sindicatos, empresas, associações, escolas, lar de idosos, entre outros.
Acesse:
Técnico em Informática, subsequente presencial
O Curso Técnico em Informática subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Informática.
O Curso Técnico em Informática tem como objetivo atender a futuras solicitações de qualificação e formação profissional em Informática, alavancando a implementação de tecnologias, gerando novas frentes de trabalho, melhorando a qualidade dos serviços prestados em Informática com melhor infraestrutura e gerando possibilidades para o emprego e a empregabilidade.
O técnico em Informática atuará nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria, prefeituras municipais, dentre outros. Ele será capaz de desempenhar atividades de aperfeiçoamento, implementação e controle dos processos de prevenção, conservação e recuperação de software e hardware, com habilidades e conhecimentos técnicos.
Acesse:
Técnico em Segurança do Trabalho, subsequente presencial
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho subsequente, ofertado pelo Campus São João del Rei, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Segurança do Trabalho.
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivo capacitar profissionais técnicos de nível médio, nos termos da legislação vigente, para, no âmbito dos setores produtivos e de serviços, desempenharem atividades de prevenção de acidentes do trabalho, incluindo a prevenção de doenças ocupacionais, por meio de ações e programas específicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, da sociedade.
A atuação do técnico em Segurança do Trabalho tem, hoje, grande impulso e variadas opções em seus nichos de mercado, devido a uma maior preocupação com as condições de trabalho oferecidas aos funcionários e com o cumprimento da lei que regulamenta as relações trabalhistas. O campo de atuação do técnico vai desde as pequenas empresas regionalizadas até as grandes multinacionais que procuram instalar filial no Brasil. As empresas públicas de médio e grande porte também podem ser locais de atuação para esse profissional.
O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias para maior segurança. É ele quem estuda o ambiente de trabalho de uma empresa para verificar se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em relação a questões de higiene quanto a fatores de risco que expõem a saúde e a vida do empregado. Dentro desse contexto, o técnico contribui para evitar acidentes de trabalho, propiciando maior produtividade à empresa onde exerce sua função.
Acesse:
Campus Av. de Bom Sucesso
Técnico em Meio Ambiente, concomitante ou subsequente presencial
O Curso Técnico em Meio Ambiente concomitante ou subsequente, ofertado pelo Campus Bom Sucesso, tem duração de 1 (um) ano e meio. O curso é ministrado no período noturno.
O técnico em Meio Ambiente é um profissional que possui uma formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas e tecnologias, de modo a permitir sua atuação nas áreas de meio ambiente e inserção no mundo do trabalho. Ele poderá atuar em ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para os serviços correlatos ao meio ambiente, unidades produtivas e territoriais. Poderá, ainda, colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos de impactos ambientais provenientes de resíduos poluentes. Também poderá auxiliar na elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas e licenciamento ambiental. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Meio Ambiente.
Técnico em Informática, concomitante ou subsequente presencial
O curso Técnico em Informática forma profissionais para trabalhar tanto em atividades de instalação, manutenção, montagem e configuração de computadores isolados ou em rede, quanto em atividades de análise, projeto e programação de computadores. O curso possibilita que o técnico em Informática identifique a origem das falhas de funcionamento de computadores, periféricos e programas; execute programação em linguagem de máquina (microprocessadores); crie pequenos circuitos digitais para serem ligados a microcomputadores; desenvolva algoritmos e estruturas de dados para criação de aplicativos; aplique linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de softwares; utilize e recomende o uso de aplicativos como editores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados; execute ações de treinamento e de suporte técnico.
Acesse: